plan de cette partie du site - autres langues - sommaire

Cidadania mundial - Registro dos Cidadãos do Mundo - ASCOP - Congresso dos Povos
Somos todos cidadãos do mundo

No mundo inteiro, um nu=mero crescente de homens e de mulheres, e, entre eles, eminentes personalidades, declaram-se hoje Cidadãos do Mundo, em nome duma luta comun pela organização de paz e da segurança e melhoria de condição humana.

OS PERIGOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE

Nem o equili=brio do terror, nem a poli=tica de disentensão a paz ; são insta=veis e corem o risco de oscilar sob o efeito de conflitos locais. A proliferação e a dessiminação das armas nucleares aumentam a probilidade dum erro fatal, dum acidente ou dum acto de loucura imprevisi=vel.

Os germes de violência que constitui a miséria da maioria ao lado da abundância de que usufrui uma minoria de habitantes da Terra, a poluição da atmosfera, a da a=gua, o açambarcamanto e o desperdi=cio dos recursos energéticos fo=sseis e das matérias primas raras, a explosão demogra=fica, a desordem moneta=ria, são outros tantos problemas que se põem à escala planeta=ria e que ultrepassam a competência dos Estado-Nações.

A ILUSÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS : A ONU.

Por que motivo esta instituição, que suscitara tão grandes esperanças, se revelou incapas de resolver a grande maioria dos problemas internacionais?

Porquê nomeadamente tem sido impotante para impedir as guerras? Porque na tribuna da ONU os representantes dos governos defendem cada um os interesses do seu pro=prio pai=s, e nenhum defende ali os interesses de humanidade.

Nestas condições, as suas decisões são letra morta, cada nação arrogando-se o direito de não as respeitar em nome da sua soberania absoluta.

Esperanto

Français

English

Español

 Ser registrado como cidadão do mundo

Au sujet du site