plan du site en portugais

plan de cette partie du site - autres langues - sommaire

Cidadania mundial - Registro dos Cidadãos do Mundo - ASCOP - Congresso dos Povos

the blog

Relatório sobre a Assembléia Plenária do Congresso dos Povos

Brasília, Brasil, 10 – 16 de maio de 2009

Participaram este evento, cancelado seis dias antes do inicio programado por iniciativa da Presidente Heloisa Primavera, as seguintes pessoas:

Delegados eleitos

  • 1.Peter Davidse, membro do Diretório do Congresso dos Povos, Holanda
  • 2. Rob Wheeler, membro do Comitê Executivo do Congresso dos Povos, EEUU
  • 3. Roger Winterhalter, membro do C.E. do CdP, França
  • 4. Ulisses Riedel de Resende, membro do C.E do CdP, Brasil
  • 5. Ursula Grattapaglia, membro do C.E. do CdP, Brasil
  • 6.Landing Niassy, Senegal
  • 7.Vincent Peingnez, França

Integrantes da Assembléia Consultiva ASCOP do CdP :

  • 1.Daniel Durand, Diretor ASCOP
  • 2. Odile Durand, membro ASCOP
  • 3.Annick Bal, membro ASCOP
  • 4. Alain Bal, membro ASCOP
  • 5. Brigitte Winterhalter, membro ASCOP
  • 6. Steven Chellum, membro ASCOP
  • 7. Erika Maillet, membro ASCOP
  • 8.Marie-Francoise Lamperti, membro ASCOP
  • 9.Vanda Riedel Resende, membro ASCOP

Cidadãos -do-mundo locais registrados no RECIM em Paris, presenciaram o evento, também podendo intervir nos debates:

1.Paulo Nascentes 2.Angela Nascentes 3.Giuseppe Grattapaglia (todos falando em esperanto)

Chegaram para o evento 13 cidadãos-do- mundo de 4 países, representando o CDP e ASCOP, alem de 7 cidadãos-do- mundo locais, totalizando o número de 20.

O Comitê Organizador composto de 5 pessoas (Heloisa Primavera, Ulisses Riedel de Resende, Vanda Riedel de Resende, Paulo Nascentes, Ursula Grattapaglia) estava permanentemente presente durante o evento, menos a presidente demissionária em 5 de maio.

Após o termino do evento, que se desenvolveu entre os dias 10 e 15 de maio, apareceu informalmente a ex-presidente Heloisa Primavera, participando do Sarau de fechamento, sem, porém fazer algum pronunciamento oficial sobre a sua demissão.

Os delegados eleitos e os membros da ASCOP, decidiram considerar o evento valido apesar de ter sido cancelado por causa de uma epidemia de gripe suína a nível mundial. Os presentes consideraram o motivo do cancelamento insuficiente, pois de gripe normal morrem cada ano mais de meio milhão de pessoas no mundo, quando esta nova forma de gripe por enquanto resultou em menos de cem mortos.

Constatando que dos quatro integrantes da Diretoria está presente apenas o Diretor de Finanças, Peter Davidse, este assumiu com consenso de todos, a presidência do evento, convidando o ex-presidente Roger Winterhalter para participar na direção dos trabalhos.

O dr.Ulisses Riedel, presidente da União Planetária e anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos presentes com muita cordialidade, oferecendo gratuitamente a hospedagem para todos no Resort PARAISO DA TERRA, fazenda a 60 km de Brasília. Foram trocadas belas lembranças entre os presentes, quando cada um se apresentava, declarando o que esperava do encontro.

As acomodações como também a alimentação encontraram somente elogios dos hospedes, pois a equipe de funcionários estava sempre presente com cordialidade e disposição a qualquer hora do dia e da noite para resolver eventuais problemas.

Os horários de trabalho do CdP eram diariamente entre 9 e 13 horas, depois entre 14:30 e 19 horas com breve intervalo as 16 horas. Os trabalhos totalizaram 32 horas de atividades em 4 dias, deixando assim mesmo algum tempo para visitar as belezas do local, cachoeiras, templo de meditação, atividades de Tai Chi, cantos na fogueira e um sarau de encerramento memorável pela descontração e a participação de todos os presentes.

Podemos concluir que apesar de uma participação muito limitada, o encontro dos Delegados e a colaboração com a ASCOP foram muito bem aproveitados, especialmente criando uma nova estratégia de trabalho bem definida entre os membros do Comitê Executivo, que ate então não tinham tido orientações da presidência.

As reuniões dos delegados aconteceram em parte também com a presença da ASCOP, especialmente quando da decisão de declarações. O tempo tudo reinava a maior harmonia per quanto aos objetivos do encontro.

Foram elaboradas varias declarações em comum, que serão comunicadas em breve.

No dia Quarta-Feira, 13 de maio, todos participaram de uma excursão para visitar Brasília, almoçar na sede da TVSUPREN e gravar varias entrevistas com os delegados, programas que serão transmitidos pelo canal satelitar da TVSUPREN e outros 40 canais comunitários no Brasil.

A noite no Senado Federal aconteceu um evento em favor da proteção ambiental da Amazônia. A nosso colega delegada do Congresso dos Povos Muriel Saragoussi, como Secretaria Executivo de 600 Organizações Não Governamentais dos Povos Indígenas da Amazônia, fiz um discurso importante da tribuna dos Senadores da Republica e com a presença de centenas de cidadãos no Plenário do Parlamento Brasileiro.

Uma declaração do CdP a respeito de proteção ambiental e da água será publicada em breve também.

As declarações da Vice-presidente Liliane Metz-Krencker com o aval de Joel Luegern e Bernard Chuzeville foram analizadas e encontraram pleno consentimento dos presentes ao ponto de serem englobadas nos trabalhos.

Também foi apresentada declaração do cidadão do mundo Ronald Glossop, EEUU, a respeito das necessidades urgentes de trabalho do CdP.

A maior problemática a respeito do Congresso dos Povos, era nos últimos anos evidentemente a ausência de colaboração entre os 9 membros da Diretoria e do Comitê Executivo. Sendo os componentes residentes em vários países, não tinham, por falta de experiência, também nenhuma iniciativa individual, sempre esperando orientações da presidência.

Constatando isso, foram imediatamente feitos planos concretos para atividades de cada um dos membros. Visto que a presidente Heloisa Primavera não retornou na sua decisão de demissão, será necessário, pelo artigo 8.4 do Estatuto do CdP, que a vice-presidente Liliane Metz-Krencker assuma a presidência, podendo contar com a grande solidariedade e colaboração de todos os membros para finalmente realizar os objetivos, que ela e todos anseiam.

Compreendendo que o Secretario Marc Garcet, Bélgica, não tem condição de participar ativamente na sua posição no CdP, a assembléia encarregou o membro do executivo Roger Winterhalter, se responsabilizar para a execução do trabalho da Secretaria junto a eventuais funcionários não delegados.

O membro da Diretoria Peter Davidse tentará contatar Fundações para adquirir recursos para um melhor funcionamento do CdP, alem de colaborar com o Registro dos cidadãos-do-mundo a respeito das novas eleições em 2010 a respeito da competência e importância social dos candidatos.

Todos os membros do Comitê Executivo assumiram um departamento definido:

  1. Rob Wheeler agirá para fortalecer alianças estratégicas com a ONU e a CONGO
  2. Ulisses Riedel se encarrega da comunicação por Televisão e web net
  3. Ursula Grattapaglia contatará todos os 45 delegados para ativá-los
  4. Roger Winterhalter assume a organização da próxima assembléia em Marrocos alem da secretaria geral
  5. Chris HAMER colabora com Rob Wheeler sobre alianças externas.

O Comitê de Organização tinha contratado, apesar do preço muito alto para as condições do CdP, um serviço de interpretação simultânea para oferecer maior agilidade e aproveitamento do tempo disponível aos delegados. Em conseqüência do cancelamento, este serviço também foi anulado. Mas iniciando os trabalhos em Frances, inglês e português, perderam-se preciosos momentos pela necessidade de tradução consecutiva.

Para resolver pelo menos parcialmente este problema, a União Planetária contratou uma tradutora consecutiva para servir durante todo o tempo do encontro, até durante as refeições e nos momentos de lazer.

Sofrendo todos o problema da diversidade lingüística, e ainda tendo continuamente significativa necessidade de definir conceitos importantes, foi espontaneamente decidido de encarregar a esperantista Ursula Grattapaglia de oferecer gratuitamente por e-mail um curso da Língua Internacional Esperanto aos delegados em vista do próximo encontro nos Marrocos para tentar evitar novamente grande perda de tempo precioso.

Naturalmente depende do engajamento de cada um dos delegados para se sentir motivado participar uma Assembléia no espírito verdadeiro dos cidadãos-do-mundo, onde cada um faz um passo para encontrar seu próximo, servindo-se de uma língua neutra e de mais fácil aprendizagem, para evitar discriminações, dando assim um exemplo pratico de solidariedade internacional.

Este breve relatório receberá a tradução automática para o inglês e o Frances.

Em nome do Comitê de Organização,

Ursula Grattapaglia

Esperanto

Français

English

Español

Português

Au sujet du site