plan de cette partie du site - autres langues - sommaire

Cidadania mundial - Registro dos Cidadãos do Mundo - ASCOP - Congresso dos Povos
Divulgue este "Acordo" assinado em 14.04.1949 ele é fundamental para todos cidadãos-do-mundo!
Acordo dos Cidadãos do Mundo
 

 Como futuro Cidadão-do-mundo:

diante da preparação para a destruição que se organiza às nossas vistas e ante a confessada impotência dos Estados, dos blocos e da ONU para defender a vida ameaçada,

  • Nós declaramos que correm perigo cada homem, cada aldeia, cada cidade e a especie humana.
  • Nós declaramos toda humanidade em situação de necessária autodefesa contra os Estados Soberanos, as ideologias e a propaganda, que tentam justificar o uso da guerra;
  • Nós declaramos aberta a crise do regime mundial.

    ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS:

  • Nós queremos que nasça uma Lei Comum e um Novo Poder Mundial Federativo encarregado de aplicá-la.
  •  Nós exigimos que o povo do mundo, único soberano nesta crise, seja democraticamente consultado e organize ele mesmo a eleição de uma Assembleia Constituinte dos Povos, como também os primeiros serviços de utilidade mundial com o objetivo de garantir alimentação, segurança e informação.
  •  Nós damos aos primeiros representantes eleitos da Assembleia dos Povos a grave tarefa de organizar a intermediação de uma trégua entre os blocos que possibilitará aos povos se reordenar e maximizar o rendimento técnico das máquinas úteis para as necessidades da Paz.

     Convencidos de que é chegado o momento para que todo homem participe do serviço ativo da humanidade; Convencidos que os Estados ouvirão nossas vozes somente se nós nos unirmos aos milhões;

    Convencidos que a humanidade toda se levantará apenas se surgir uma nova confiança entre os homens;

  • Nós convocamos os homens a novas proezas por meio de ações de recusa, ações corajosas e esperançosas porém pacíficas das quais depende o futuro.
  • Nós convocamos as populações a se mobilizarem livremente pela Paz para que elas não venham a ser mobilizadas pelos Estados para as suas guerras..
  • Nós convocamos os mais eminentes representantes da ciência e da cultura a cumprir suas responsabilidades para que os homens não sejam isolados pelo medo.

    Aos acordos entre os Estados nós confrontamos este acordo entre os homens.

  • Nós queremos nos conhecer através das fronteiras recebendo o cartão comum a todos cidadãos do mundo.
  • Nós ficaremos atentos e vigilantes até que o Povo do Mundo unido dará uma Constituição ao Mundo.

     A inscrição como cidadão-do-mundo é a ação fundamental pela qual um indivíduo reconhece que é chegada a hora de organizar o mundo de forma planetária e se obriga a trabalhar pelo surgimento deste novo mundo.

    Cidadão-do-mundo é portanto um homem que se sente solidário comos destinos de todos porque a segurança mundial não pode ser garantida por Estados nacionais soberanas e concorrentes, e porque o único meio de salvar a humanidade é substituir a atual desordem internacional por uma "ordem mundial".

    Com este objetivo ele exige:

    • Leis mundiais que darão aos indivíduos e aos povos uma garantia mínima, entre outros, da sobrevivência, segurança e liberdade;
    • Instituições mundiais com poder de elaborar tais Leis fazê-las aplicar e respeitar;
    • Uma Assembleia Constituinte dos povos eleita democraticamente pelos habitantes do mundo e encarregada de conceber e implantar as primeiras instituições mundiais.

Esperanto

Français

English

Español

 Ser registrado como cidadão do mundo

Au sujet du site